viernes, 20 de noviembre de 2009

No Dia da Consciencia Negra, o Nosso manifesto em português!!

Contra todo intento de estigmatização do nosso nome, reivindicamos aos Piratas, a Pirataria e suas lutas.

Se naquele mundo dominado pelos monopólios depredadores, pela escravidão, pela autocracia e pelo racismo, os Piratas deram a si mesmos igualdade, liberdade, autodeterminação e autêntica convivência multicultural, ignorando toda correção política do seu tempo, então reivindicamos a sua bandeira, o seu legado e o seu nome.

Porque crescemos na periferia do que alguns chamam ilegalidade, navegando caóticos mares culturais e habitando umas poucas e remotas ilhas liberadas, não conhecemos outra forma de nos organizar que não seja um principio de convivência igualitária: as Redes de Pares.

Resistimos também aos monopólios do conhecimento, da cultura, e do patenteamento da vida, assim como resistimos às metrópoles atuais que depredam os recursos naturais nas suas colônias: o planeta inteiro.

E como bons Piratas e Filibusteiros nós parecemos em algo mais aos nossos predecessores: assaltamos as naves do egoísmo e do saqueio, para quebrar a opressão das falsas leis da escassez, do copyright e de seus artificiais feudos imateriais, fraudulentas miragens propagandísticas que nos restringem o acesso a este novo mundo da abundância multicolor, onde todos nós podemos criar, copiar, multiplicar e compartilhar.


Como Piratas que somos, acreditamos na liberdade, na diversidade, na auto-organização, na horizontalidade, em nos sentirmos pares e iguais, em democratizar a criação, na liberdade de expressão e pensamento e, como já nascemos compartilhando, acreditamos em compartilhar a maior riqueza que nós geramos como humanidade: a cultura, as idéias e o conhecimento, que liberados do lastro analógico e anacrônico da escassez, só espera para se libertar do pesado lastro da ganância.

Como Piratas que somos, não somos ingênuos, e sabemos que as mesmas armas digitais que nos libertam, podem nos encarcerar, cercear e mutilar.

Por isso defendemos a privacidade, o anonimato, as redes livres e a neutralidade da Internet, como ferramentas de libertação que nos permitam seguir sustentando nossa autonomia, capacidade de nos organizar e de resistir às leis cerceantes.

Como Piratas que somos, aprendemos na prática , construímos ao caminhar, aprendemos com as históricas lutas pela democratização com o conhecimento e a liberdade de expressão e aprendemos também com as lutas para proteger nossos bens comuns, os recursos naturais: mares, ventos, planícies e montanhas.

Aprendemos que a liberdade, a solidariedade e os compromissos coletivos são o único caminho sustentável para seguir existindo como seres humanos em nosso planeta.

Saudações e parabens para todos!!


Partido Pirata de Argentina.

1 comentarios:

NDH dijo...

jajaj muy bueno, ojo! que no nos lo vaya a piratear el partido pirata brasileño!!! :P

Publicar un comentario